Conferência - História das Ideias Linguísticas: Que história é essa?!

O Laboratório de estudos do discurso (LABOR/UFSCar) e o Grupo de pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar) convidam a todos para a conferência História das Ideias Linguísticas: Que história é essa?! a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marcio Alexandre Cruz (UFAL), na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, na sala 86 do AT4 (Área Norte, ao lado da BCO), a partir das 16h.

O Laboratório de estudos do discurso (LABOR/UFSCar) e o Grupo de pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar) convidam as alunas e os alunos dos Cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Linguística, Mestrado e Doutorado em Linguística para a conferência História das ideias linguísticas: que história é essa?! a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marcio Alexandre Cruz (UFAL), na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, na sala 86 do AT4 (Área Norte, ao lado da BCO), a partir das 16h.

Marcio Alexandre Cruz é Professor da Universidade Federal de Alagoas. É graduado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas e tem Mestrado em Ciências da linguagem e Tradutologia pela Université Sorbonne Nouvelle/Paris III e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle/Paris III, sob a orientação do professor Christian Puech. Entre 2007 e 2008, realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em História das ideias e teorias linguísticas e investiga, particularmente, a constituição da Linguística como ca mpo científico e as recepções do pensamento de Ferdinand de Saussure. Entre suas publicações, destacam-se a tradução da obra A vida da linguagem, de W. D. Whitney (Vozes, 2010), a organização do livro Le texte et le discours: Saussure en héritage (L'Harmattan/Academia, 2016) e artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, tais como Saussure, l'origine du langage et la question du temps, no livro L'origine du langage et des langues, organizado por Béatrice Fracchiola (L'Harmattan, 2013), e Por que (não) ler o Curso de Linguística Geral depois de um século, no livro O efeito Saussure, organizado por Carlos Alberto Faraco (Parábola, 2016). Além disso, é um dos autores do livro Héritages, réceptions, écoles en sciences du la ngage: a vant et après Saussure (Presses de la Sorbonne Nouvelle, 2019), ao lado de Sylvain Auroux (Escola Normal Superior de Lyon), John Joseph (Universidade de Edimburgo), Jurgen Trabant (Universidade Livre de Berlin), Lia Formigari (Universidade La Sapienza de Roma), Jean-Jacques Courtine (Universidade Sorbonne Nouvelle), entre outros, publicado em homenagem a Christian Puech.