O seminário e instituto é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Baronas do Departamento de Letras - UFSCar. Todas as informações (programação, datas, modalidades de participação, valores, prazos... ) podem ser obtidas no site do evento: https://sielipopufscar.wixsite.com/sielipop.
Estão abertas as inscrições para a participação do I Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular – SIELiPop e I Instituto de Análise Caipira do Discurso – homenagem a Amadeu Amaral pelo centenário de publicação do livro O Dialeto Caipira.

Cronograma:

Prazo para submissão de trabalhos: de 02 de outubro a 24 de novembro de 2019 (última prorrogação);

Prazo para envio das cartas de aceite: até 30 de novembro de 2019;

Prazo para pagamento das inscrições com apresentação de trabalho: até 01 de dezembro de 2019 (após o recebimento da carta de aceite, autor e coautor (se for o caso) devem enviar seus comprovantes de depósito identificado para o e-mail: sielipopufscar@gmail.com. Para ter direito ao certificado, cada autor e coautor deverá fazer o pagamento de sua taxa de inscrição do evento).

Prazo para inscrição como ouvinte: até 30 de novembro de 2019.
Prazo para pagamento de inscrição como ouvinte: até 01 de dezembro de 2019.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail: sielipopufscar@gmail.com

Programação:

Dia 12/03/2020 das 07:00 às 8:00h entrega de material e inscrições de última hora

Das 8:00 às 8:30 Abertura oficial – Boas vindas da Comissão Organizadora e do Coral da UFSCar

Das 08:30 às 09:30 h – Palestra de Abertura

Os não-linguistas fazem linguística?

Marie-Anne Paveau – Paris XIII:

Mediadora: Júlia Lourenço Costa – PD/UFSCar/FAPESP/Paris XIII

Das 09:30 às 10:00 h – Discussão

Das 10:00 às 10:30 h - Café com broa

Das 10:30 às 12:30 h – Minicursos

A discursivização de categorias da enunciação – José Luiz Fiorin – USP.

Provocadoras: Terezinha Almeida – PPGEL/UFMT-IFMT-Sorriso e Jorcemara Matos Cardoso – PPGL/UFSCar;

Análise do Discurso da web e linguística popular – Marie-Anne Paveau – Paris XIII.

Provocadoras: Gleice Antônia de Moraes Alcântara – SEDUC – MT e Tamires Bonani Conti - PPGL/UFSCar-FAPESP;

O desaparecimento das línguas minoritárias e a expansão do inglês - Rainer Enrique Hamel – Universidade Autônoma Metropolitana do México.

Provocadores: Daniel Mariano – SEE – MG e Júlio Cesar Bonatti – PPGL/UFSCar;

Discurso e novas textualidades – Dominique Maingueneau – Universidade Paris IV – Sorbonne.

Provocadoras: Renata Carreon de Oliveira – UEPG e Lilian Pereira de Carvalho – PPGL/UFSCar- IFSP - Sertãozinho.

Das 12:30 às 14:30 h Almoço com farofa

Das 14:30 às 16:30 h Mesa redonda 01

Linguística popular: história e epistemologia

Cristina Altman - USP;

Eduardo Guimarães – UNICAMP/UNEMAT/CNPq;

José Borges Neto – UFPR/CNPq;

Mediadora: Lígia Mara Boin Menossi de Araújo – PNPD/CAPES/PPGL-UFSCar

Das 17:00 às 17:30 h – Café com pão de queijo

Das 17:30 às 19:30 h – Comunicações

Dia 13/03/20 das 08:00 às 10:00 h - Minicursos

Das 10:00 às 10:30 h Café com bolinho de chuva

Das 10:30 às 12:00 h - Mesa redonda 02:

Polêmicas em linguística popular:  linguistas temporões no ringue pela língua nacional

Beth Brait – USP/PUC/CNPq;

Fernanda Mussalim – UFU/CNPq;

Maria Inês P. Cox - UFMT;

Mediadora: Neila Barbosa de Oliveira Bonerman - UFMT

Das 12:00 às 12:30 h - Discussão

Das 12:30 às 14:30 h – Almoço com galinhada

Das 14:30 às 16:30 h Mesa redonda 03:

Gramáticos, linguistas e não-linguistas: uma relação polêmica de nunca acabar?

Sírio Possenti – IEL/UNICAMP/CNPq;

José Luiz Fiorin – USP;

Diana Luz Pessoa de Barros - USP/Mackenzie/CNPq;

Mediador: Samuel Ponsoni – UEMG – Unidade de Passos - MG

Das 17:00 às 17:30 h – Café com cueca virada

Das 17:30 às 19:30 h – Comunicações

Dia 14/03/20 das 08 às 10:00 h - Minicursos

Das 10:00 às 10:30 h Café com mané pelado

Das 10:30 h às 12:00 h - Mesa redonda 04:

Linguística popular e o trabalho com as línguas minoritárias

Maria Teresa Celada - USP;

Rainer Enrique Hamel – UAM - México;

Wilmar da Rocha d’ Angelis – IEL/UNICAMP;

Mediadora: Paula Camila Mesti - ANPOLL

Das 12:00 às 12:30 h - Discussão

Das 12:30 às 14:30 h – Almoço com viradinho paulista

Das 14:30 às 16:30 h Mesa redonda 05:

Das reverberações do trabalho de O Dialeto Caipira para as pesquisas atuais em língua(gem) e o ensino de língua(s)

Vanderci Aguilera – UEL/CNPq;

Vandersi Santana de Castro – IEL/UNICAMP;

Vanise Medeiros – UFF/CNPq;

Mediadora: Sidnay Fernandes dos Santos – UNEB – Caetité - Bahia

Das 17:00 às 17:30 h – Café com bolinho de queijo

Das 17:30 às 18:30 h – Mesa de Encerramento:

Do lugar (para)(u)tópico dos linguistas no contexto franco-brasileiro

Dominique Maingueneau - Paris IV – Sorbonne;  Bethânia Sampaio Correia Mariani – UFF/CNPq e Criseida Rowena Zambotto de Lima – SEDUC/SME - Várzea Grande/MT;

Mediador: Marco Antonio Almeida Ruiz  – UFSCar/CNPq

Das 18:30 às 19:00 h – Discussão

Das 19:00 às 20:00 – Coquetel de lançamento de livros.