O Conselho do Departamento de Letras subscreve nota de repúdio emitida pela UAC (UFSCar)

Conselho do Departamento de Letras subscreve nota de repúdio emitida pela UAC em manifestação a outdoor exibido na cidade de São Carlos.

cartaz2-900.jpg

   Recentemente, a educação sãocarlense foi vítima de um ataque direto aos profissionais que nela atuam. Protagonizado por um grupo fundamentalista, um outdoor ganhou visibilidade e gerou grande repercussão e debate na cidade, com uma mensagem de ódio às diversidades de gênero e sexual.

   Gostaríamos de destacar que não existe algo chamado "ideologia de gênero". Existem, sim, estudos de gênero que discutem papéis sociais, construções sociais, desigualdades etc. A construção de "ideologia de gênero" nada mais é que desinformação misturada com medo. Medo do diferente, que gera uma resposta violenta às pessoas que não correspondem a um padrão considerado ideal.

   A Educação não se dedica a dizer às crianças e aos jovens o que ou quem eles devem ser a partir de uma concepção individual, pessoal, religiosa; antes, cabe aos educadores respeitar e educar para a diversidade humana. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, uma das finalidades da Educação é “o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania” (Art. 2º).

   Pautada nos princípios de: (Art. 3º)

   II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

  III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

  IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;” Aos estabelecimentos de ensino, cabe (Art. 12º);

  IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;

  X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

 Desta forma, os docentes ficam incumbidos de participar da elaboração e cumprir a proposta pedagógica das instituições (Art.13º)"

  Além da maior lei que rege nossa educação no país, temos a Base Nacional Curricular Comum, que é a mais recente normativa sobre os conteúdos a serem trabalhados nas escolas. Dentre as competências colocadas pelo documento, podemos destacar:

   7. Argumentação:

   Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta."

   8. Autoconhecimento e autocuidado:

  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas."

   9. Empatia e cooperação:

   Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da

diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

   10. Responsabilidade e cidadania:

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários."

   A educação pública de nosso país é laica, o que significa que ela não pode se pautar por ideais de uma religião específica. Ao contrário, todo indivíduo tem direito à sua religiosidade pessoal. As instituições podem e devem dialogar com a comunidade na qual estão inseridas; o que não podemos fazer é permitir que ideias falaciosas sem fundamento científico prejudiquem a vida de nossas crianças e jovens.

  Nós, professoras, diretora, coordenadora pedagógica e técnicas administrativas da Unidade de Atendimento à Criança - UAC/UFSCar, repudiamos quaisquer ataques infundados à educação e reiteramos o nosso compromisso ético e político com relação à educação de qualidade, à diversidade, aos direitos humanos e exercício da cidadania de toda e qualquer pessoa, independente de gênero, sexualidade, raça ou religião, a favor de uma sociedade livre e democrática.