Atividade de Extensão: Ensino de Língua Portuguesa e Gramática

A atividade de extensão de Educação Continuada, "Gramática e Ensino de Língua Portuguesa", ofertada pelo departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e desenvolvida pelo prof. Dr. Hermes Talles dos Santos, sob coordenação da profa. Dra. Maria Sílvia Cintra Martins, destina-se a professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Período: de 23/09 a 30/11/2020.

Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio.
Período: de 23/09 a 30/11/2020.

A atividade de extensão de Educação Continuada, "Gramática e Ensino de Língua Portuguesa", ofertada pelo departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e desenvolvida pelo prof. Dr. Hermes Talles dos Santos, sob coordenação da profa. Dra. Maria Sílvia Cintra Martins, destina-se a professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. No Brasil, a discussão sobre o que seja ou como ensinar gramática é tema corrente no contexto escolar e acadêmico acerca do processo de ensino da língua materna. Nesse sentido, esta atividade propõe, por um lado, refletir sobre o que seja gramática e, por outro, desenvolver propostas práticas, visando a contribuir com o trabalho docente.

Informações pertinentes:  O curso será completamente desenvolvido a distância, por meio da Plataforma MOODLE, via Portal dos Professores da UFSCar, ocorrendo de 14 de setembro a 22 de novembro de 2020, com carga horária total de 50 horas.

Cronograma de atividades

MÓDULO TEMA PERÍODO - 2020
Introdução: Ensino de Língua Portuguesa 23 a 30 de setembro
I Produção de atividades de ensino de gramática e língua portuguesa 01 a 11 de outubro
II Concepções de Linguagem 12 a 21 de outubro
III O que é gramática? 22 de outubro a 01 de novembro
IV Linguagem, epilinguagem e metalinguagem no ensino 02 a 11 de novembro
V Análise Linguística 12 a 22 de novembro
Encerramento: Reflexões teórico-práticas 23 a 30 de novembro.

Inscrições Encerradas