PORTARIA GR Nº 4371, DE 15 DE MARÇO DE 2020

Estabelece medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade UFSCar, incluindo o replanejamento de rotinas e procedimentos de trabalho, como forma de prevenção aos problemas causados pelo COVID-19.

Conferência - História das Ideias Linguísticas: Que história é essa?!

O Laboratório de estudos do discurso (LABOR/UFSCar) e o Grupo de pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar) convidam a todos para a conferência História das Ideias Linguísticas: Que história é essa?! a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marcio Alexandre Cruz (UFAL), na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, na sala 86 do AT4 (Área Norte, ao lado da BCO), a partir das 16h.

Evento: 1964: ARTES E RESISTÊNCIA

Dia 21 de outubro, no Auditório da UEIM, às 17h, acontecerá a abertura da exposição "Arquivo e memória contra o esquecimento". Já nos dias 28, (a despeito do ponto facultativo!) 29 e 30 de outubro, a partir das 15h, no Auditório da Educação Especial, acontecerá o I Ciclo de debates - 1964 e suas representações: artes e resistência, outra atividade do evento homônimo.

Reexistir na Pracinha

Dia 02/10, a partir das 19h, na Pracinha do Departamento de Letras, irá ocorrer mais uma edição do evento Reexistir na Pracinha.

O Conselho do Departamento de Letras subscreve nota do Departamento de Filosofia sobre o “Future-se”

O Conselho do Departamento de Letras deliberou, em sua 378ª reunião, realizada em 18 de setembro, por subscrever a nota do Departamento de Filosofia sobre o “Future-se”. O Conselho, por entender que tal programa “propõe mudanças que ferem a autonomia universitária e colocam em perigo o funcionamento do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições federais de ensino superior”, manifesta sua rejeição a tal programa e insiste na necessidade de a gestão superior convocar debates públicos com toda a comunidade acadêmica reunida, com o fim de se deliberar sobre a posição da UFSCar frente a esse programa

Plantão para revisores de texto: assessoria a editores profissionais ou em formação

Destina-se a profissionais em atividade no mercado de trabalho e estudantes de Letras, Linguística e áreas afins e tem como foco os estudos da edição. Os encontros regulares acontecem às segundas-feiras, das 18h às 20h, podendo haver outros horários de trabalho com a formação de subgrupos de interesse (oficinas) e acontecem no LABEPPE - Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição, 1º andar do Departamento de Letras.

Dimensões do saber lexical no ensino de línguas

Neste curso de extensão, professores de língua materna e estrangeira e alunos de graduação e de pós-graduação poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. Os encontros acontecem nos dias 17 e 31 de maio, 14 de junho e 05 de julho, das 13h às 17h, no Núcleo de Formação de Professores (sala 1).

5º Colóquio Literatura e Tempo Presente

Nos dias 29 e 30 de maio, acontecerá o 5º Colóquio Literatura e Tempo Presente, evento organizado pelo grupo de pesquisa Literatura e Tempo Presente, liderados Rejane Rocha (DL/UFSCar) e Juliana Santini (UNESP/FCLAr).