5ª Oficina de Estudos Literatura e Cultura

extensao_ditadura.png

Inicio das atividades: 07/08/2019
Término das atividades: 31/10/2019

Essas datas referem-se tanto às reuniões semanais/quinzenais que teremos na UFSCar (para a formatação do curso, preparação de aulas, discussão de textos teóricos, etc), como a ida à escola.

07, 12, 14 e 21 de agosto (se necessários os 4 dias), na UFSCar e na escola, para as atividades citadas acima. Horário: 16 hs.

28 de agosto, 04, 11, 18 e 25 de setembro: aulas na EE Conde do Pinhal.

02, 09, 16, 23 e 30 de Outubro: Realização de uma reunião reflexiva sobre as experiências vividas por todos em sala de aula, bem como para solucionar mudanças eventuais no calendário planejado; Leituras teóricas definidas pelo grupo após aulas ministradas.

Resumo:

Contando com o apoio do Instituto de Línguas da UFSCar e seu compromisso com a formação de futuros professores, a equipe da Oficina de Estudos Literatura e Cultura – LeC -- formada atualmente por graduandos dos cursos de Licenciatura em Letras da UFSCar, pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Literatura/PPGLit e  Estudos Literários da Unesp/Araraquara -- propõe para esta 5ª edição/2019 a realização de uma série de encontros com estudantes de ensino médio de escolas públicas de São Carlos para discutir a literatura em suas relações com a sociedade, a política e a cultura. Por meio desses encontros, realizados nas escolas públicas, a atividade almeja democratizar o saber e reforçar o compromisso da universidade de ser um agente transformador da sociedade. Sendo assim, procuramos fazer com que a atividade cumpra tanto uma função acadêmica como social, uma vez que se pretende:

i) contribuir para a formação de adolescentes ao apresentar-lhes diferentes maneiras de leitura, fruição e interpretação do texto literário;
ii) contribuir para a formação docente de discentes da UFSCar/Unesp que pretendem se dedicar – ou que já se dediquem - ao ensino da literatura;
iii) apresentar-se como um espaço democrático e propício para o intercâmbio e divulgação de conhecimentos, experiências e pesquisas sobre leitura, literatura e interpretação do texto literário.

Coordenadores:
Prof. Ms. Renan Augusto Ferreira Bolognin