ACIEPE Suplementar - Arte, cultura e movimentos sociais na América Latina

A presente atividade tem como objetivo apresentar e discutir algumas questões relacionadas às artes, às culturas e aos movimentos sociais na América Latina na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade de promover o diálogo entre universidade e sociedade no atual momento de distanciamento social imposto pela crise do coronavírus. Nesse sentido, acredita-se que a discussão de temas que concernem a questões culturais e sociais da América Latina pode não apenas contribuir com a produção de conhecimento e reflexão sobre os tópicos abordados durante a realização da proposta como também colaborar com a construção ou a preservação de uma "identidade latino-americana". Devido ao contexto de distanciamento social, ela será oferecida a distância, por meio da plataforma Google (G-Suíte), seguindo a legislação vigente e as portarias publicadas pela universidade que disciplinam sua realização durante a vigência do primeiro período letivo suplementar de 2020, de acordo com o calendário acadêmico.

Objetivos, justificativas e metodologia

A presente atividade, proposta pela Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, do Departamento de Letras, tem como objetivo apresentar e discutir algumas questões relacionadas às artes, às culturas e aos movimentos sociais na América Latina na contemporaneidade. Estará dividida em cinco módulos: 1) produção e circulação de gêneros discursivos digitais em contexto de distanciamento social: ressignificações em curso; 2) poesia e política na América Latina; 3) o microconto: da narrativa sintética à ampliação de significados; 4) Mafalda e a história social e política da Argentina; e 5) movimentos sociais: o movimento zapatista. Justifica-se pela necessidade de promover o diálogo entre universidade e sociedade no atual momento de distanciamento social imposto pela crise do coronavírus. Nesse sentido, acredita-se que a discussão de temas que concernem a questões culturais e sociais da América Latina pode não apenas contribuir com a produção de conhecimento e reflexão sobre os tópicos abordados durante a realização da proposta como também colaborar com a construção ou a preservação de uma "identidade latino-americana". Esta atividade será oferecida a distância, por meio da plataforma Google (G-Suíte), seguindo a legislação vigente e as portarias publicadas pela universidade que disciplinam sua realização durante a vigência do primeiro período letivo suplementar de 2020, de acordo com o calendário acadêmico. As atividades assíncronas (leituras de textos e participação em fóruns de discussão) serão desenvolvidas no Google Classroom; já as atividades síncronas (aulas remotas), no Hangouts Meet. A fim de facilitar a participação de um público mais amplo, as atividades serão organizadas de modo a possibilitar seu desenvolvimento com recursos mínimos (como, por exemplo, smartphone com acesso a internet).

Cronograma:

Semana 1 – Apresentação e discussões iniciais

Docentes responsáveis: Antón Castro Míguez, Fernanda Castelano Rodrigues, Renan Bolognin, Rosa Yokota e Wilson Alves-Bezerra

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 07 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Apresentação do curso, organização das atividades didáticas e primeiras discussões

Semana 2 – Produção e circulação de gêneros discursivos digitais em contexto de distanciamento social: ressignificações em curso

Docente responsável: Antón Castro Míguez

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 14 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Serão analisadas, na perspectiva das teorias dos letramentos (especialmente os letramentos sociais) e da linguística aplicada, produções linguísticas em espanhol e português (e também em outras línguas, quando relevante) desenvolvidas em contexto de isolamento e distanciamento social e veiculadas nas redes sociais, como memes, lives, tutorias e campanhas de prevenção (cartazes e hashtags), com o objetivo de construir entendimentos sobre a emergência de novas práticas sociais nesse novo contexto e a consequente ressignificação de determinados gêneros discursivos digitais.

Semana 3 – Poesia e política na América Latina

Docente responsável: Wilson Alves-Bezerra

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 21 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Discutiremos o papel e as formas de circulação do poemas político no continente em diferentes momentos de sua história, a fim de responder às seguintes perguntas: qual o lugar da poesia, do poeta e o que pode um poema?

Semana 4 – O microconto: da narrativa sintética à ampliação de significados

Docente responsável: Renan Bolognin

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 28 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: No terceiro módulo da Aciepe Arte, cultura e movimentos sociais da América Latina, leremos e discutiremos alguns microcontos em língua espanhola - de autores/as latino-americanos/as e espanhóis - enfatizando os como e os porquês de sua estrutura condensada ser, ao que tudo indica, diametralmente oposta ao arrebatamento de significados proporcionado pela leitura desse gênero textual tão conciso. Sendo assim, para efetuarmos essa discussão, serão enfatizadas as ambiguidades das narrativas lidas, bem como a amplitude de sua produção que ainda parece vigorar com fôlego na cena literária contemporânea de variados países hispano-falantes.

Semana 5 – Mafalda e a história social e política da Argentina

Docente responsável: Rosa Yokota

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 04 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Neste módulo pretende-se a partir dos conhecimentos que os participantes têm sobre a personagem de HQ Mafalda e do contexto em que foi criada por Quino, um breve percurso histórico cultural de cinco décadas desta personagem que é um dos ícones culturais da Argentina e recuperar temas que até hoje sensibilizam os leitores como o autoritarismo, o conflito de gerações, o feminismo, a identidade da classe média e questionamentos morais.

Semana 6 – Movimentos sociais na América Latina: o movimento zapatista

Docente responsável: Fernanda Castelano Rodrigues

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 18 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Este módulo pretende discutir a emergência de movimentos sociais populares na América Latina, assim como seu papel, enquanto agentes promotores de ideias de resistência e igualdade, no empoderamento de diferentes comunidades da região. O foco principal de reflexão e discussão recairá sobre o surgimento e a atualidade do movimento zapatista mexicano.

Semana 7 – Encerramento

Docentes responsáveis: Antón Castro Míguez, Fernanda Castelano Rodrigues, Renan Bolognin, Rosa Yokota e Wilson Alves-Bezerra

Atividades assíncronas: horário livre

Atividades síncronas (aula remota): 25 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h

Conteúdo: Considerações finais, encaminhamento de propostas para reflexões futuras, autoavaliação e encerramento da atividade.

Forma de inscrição se participante externo

Os participantes externos (inclusive estudantes de pós-graduação) devem se inscrever por meio de formulário eletrônico, disponível no seguinte link: https://forms.gle/LEk2xZ6EUfS9G4ub7

Para mais informações, pulse aqui.