Dimensões do saber lexical no ensino de línguas

Curso de Extensão: 17 e 31 de maio, 14 de junho e 05 de julho

O curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas foi motivado pela grande dúvida dos profissionais (em atuação e em formação) envolvidos com ensino de línguas (materna e estrangeiras) no que se refere ao ensino de vocabulário. Quando pensamos em ensino de vocabulário, tanto em língua materna como estrangeira, sempre nos vem à cabeça um conjunto de palavras novas a ser ensinado aos alunos, com o qual poderão ampliar seu estoque lexical, de modo a se comunicar melhor. Mais do que um conjunto de palavras a ser memorizado, o principal objeto de ensino do léxico consiste no saber empregar uma palavra, o que só se constrói por meio da exploração de aspectos semânticos, gramaticais e discursivos da palavra. No curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. A carga horária total do curso será de 30 (trinta horas): 16 horas em encontros presenciais e 14 horas para leituras e preparação de atividades. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 31 de maio, 14 de junho e 05 de julho, das 13h às 17h, no Núcleo de Formação de Professores. Público-alvo: professores em formação inicial (graduandos dos cursos de Letras), professores do Ensino Fundamental e Médio, graduandos do curso de Linguística, pós-graduandos, graduandos e pós-graduandos que atuam em cursos de extensão. Para se inscrever, envie um e-mail para sandragattolin@gmail.com.

Coordenação: Sandra Gattolin