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I Ciclo e Cinema de Linguística Organização: Flávia Hirata-Vale e Fernanda Mendes
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No curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. A carga horária total do curso será de 30 (trinta horas): 16 horas em encontros presenciais e 14 horas para leituras e preparação de atividades. Os encontros acontecerão na Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores, nos dias 17/05, 31/05, 14/06 e 05/07, das 13h às 17h. O curso é coordenado pela Profª Drª Sandra Buttros Gattolin de Paula (DL/UFSCar) e pela Profª Drª Beatriz Daruj Gil (FFLCH/USP - Pós-Doutoranda do PPGL/UFSCar). Para se inscrever, envie um e-mail para sandragattolin@gmail.com
No curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. A carga horária total do curso será de 30 (trinta horas): 16 horas em encontros presenciais e 14 horas para leituras e preparação de atividades. Os encontros acontecerão na Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores, nos dias 17/05, 31/05, 14/06 e 05/07, das 13h às 17h. O curso é coordenado pela Profª Drª Sandra Buttros Gattolin de Paula (DL/UFSCar) e pela Profª Drª Beatriz Daruj Gil (FFLCH/USP - Pós-Doutoranda do PPGL/UFSCar). Para se inscrever, envie um e-mail para sandragattolin@gmail.com
No curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. A carga horária total do curso será de 30 (trinta horas): 16 horas em encontros presenciais e 14 horas para leituras e preparação de atividades. Os encontros acontecerão na Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores, nos dias 17/05, 31/05, 14/06 e 05/07, das 13h às 17h. O curso é coordenado pela Profª Drª Sandra Buttros Gattolin de Paula (DL/UFSCar) e pela Profª Drª Beatriz Daruj Gil (FFLCH/USP - Pós-Doutoranda do PPGL/UFSCar). Para se inscrever, envie um e-mail para sandragattolin@gmail.com
No curso Dimensões do saber lexical no ensino de línguas, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, poderão compartilhar seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundar seu conhecimento em relação a essa área e elaborar atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. A carga horária total do curso será de 30 (trinta horas): 16 horas em encontros presenciais e 14 horas para leituras e preparação de atividades. Os encontros acontecerão na Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores, nos dias 17/05, 31/05, 14/06 e 05/07, das 13h às 17h. O curso é coordenado pela Profª Drª Sandra Buttros Gattolin de Paula (DL/UFSCar) e pela Profª Drª Beatriz Daruj Gil (FFLCH/USP - Pós-Doutoranda do PPGL/UFSCar). Para se inscrever, envie um e-mail para sandragattolin@gmail.com
Nesta palestra apresentarei os resultados da minha pesquisa de Doutorado e discutirei possíveis implicações para práticas forenses. A pesquisa teve como objetivo principal investigar a manifestação e a percepção de um estilo de fala característico de interações telefônicas. Do ponto de vista da produção, os resultados permitiram afirmar que o estilo de fala telefônico (EFT) é caracterizado por variações na frequência fundamental e em parâmetros temporais. As modificações associadas à maioria desses parâmetros são potencializadas pela presença de ruídos ambientais. Além disso, constatou-se que falantes do sexo masculino produzem mudança em uma quantidade maior de parâmetros se comparados a falantes do sexo feminino. A análise da dimensão perceptiva demonstrou que esse estilo foi identificado com maior acuidade quando ambas as interações comparadas ocorreram em um mesmo ambiente. A correlação entre os eixos de produção e percepção revelou que cerca de um terço da percepção do EFT está relacionado à covariação de parâmetros correlatos da altura e do volume de fala.