5º Colóquio Literatura e Tempo Presente

  • Quando 29/05/2019 08h00 até 30/05/2019 18h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

O Grupo de Pesquisa (CNPq) Literatura e Tempo Presente congrega e fomenta reflexões acerca da expressão literária contemporânea, procurando problematizar sua periodização - inclusive no que diz respeito às delimitações do que se entende por "contemporâneo" -, suas categorias, seus espaços de circulação e de inscrição, suas opções formais e seus recortes temáticos. As reuniões mensais do Grupo promovem leituras e debates em que a literatura é abordada como parte de uma rede cultural da qual fazem parte outros objetos, práticas e linguagens, artísticas ou não (mais detalhes e a lista dos temas e textos discutidos pode ser encontrada em http://www.literaturatemp.wix.com/grupo). A realização do 5º Colóquio do Grupo é oportunidade para que se possa i)sistematizar e adensar as reflexões; ii)promover o diálogo com outros Grupos de Pesquisa e com pesquisadores de outras IES e, sobretudo, iii) publicizar essas reflexões, incluindo a comunidade interna e externa nos debates. Mais informações na página do evento no Facebook.

Objetivos:
Ampliar e adensar a reflexão acerca dos temas discutidos nas reuniões mensais do Grupo.
Promover o intercâmbio de ideias e pesquisas realizadas na UFSCar e em outras IES acerca do tema
Tornar públicos os resultados das pesquisas e discussões, acerca da contemporaneidade literária, que têm sido desenvolvidas nas reuniões mensais do Grupo de Pesquisa (CNPq) Literatura e Tempo Presente, por meio de mesa-redonda e comunicações.

Programa provisório:
29 de maio

10h - Abertura: A Dupla consciência em Cruz e Souza e Oswaldo de Camargo, Prof. Dr. Paulo Andrade(UNESP/FCLAr)
14h às 18h - Mesas de comunicações (5 mesas simultâneas)
30 de maio
9h30 - Mesa redonda: Imagem-Literatura, Profaª Drª Patrícia Resende Pereira (PNPD/CAPES/PPGLit) e Profa. Dra. Ude Baldan (UNESP/FCLAr)
16h às 18h - Mesas de comunicações (três mesas simultâneas) 19h - Mesa de encerramento: Por que ler Raymond Williams no século XXI?, Prof. Dr. Alexandro Henrique Paixão (UNICAMP) e Prof. Dr. Anderson Ricardo Trevisan (UNICAMP)