ACIEPE Suplementar - Análise do discurso digital: possibilidades

Nesta ACIEPE, buscaremos promover reflexões sobre discursividades possíveis no ambiente digital. Essa temática se justifica pela necessidade contínua de um olhar/leitura crítico/a para circulação de textos verbovisuais nas redes sociais por diferentes atores, buscando promover um vasto diálogo entre graduados e pós-graduandos ligados às humanidades e demais interessados. Para isso, quatro blocos temáticos serão realizados na seguinte ordem: 1) a questão da ressignificação e da argumentação salamândrica no militantismo digital; 2) a dimensão verbo-visual de memes políticos, na perspectiva da semiótica discursiva; 3) a constituição enunciativa da circulação de novas textualidades no ambiente digital; 4) a aplicação do léxico5 - dispositivo metodológico de estatística textual.

Apresentação e justificativas

Apesar de os discursos que circulam na web oferecerem um profícuo canteiro de trabalho para os mais diversos profissionais, que têm na linguagem o seu principal objeto de observação (linguistas; discursivistas; sociólogos; psicólogos; filósofos, comunicólogos…), há ainda pouca discussão teórica e também metodológica a esse respeito. Levando o exposto em consideração, esta ACIEPE pretende propor alguns caminhos possíveis para o exame dos textos e discursos que circulam na web, a partir de diferentes perspectivas dos estudos discursivos. Nesse sentido, pode interessar tanto a alunos de graduação e pós-graduação, quanto a outros profissionais que trabalham com a linguagem. É preciso dizer ainda que esta ACIEPE, está vinculada aos grupos de pesquisa (LEEDiM - Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais; Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Semiótica; Grupo de Pesquisa em Semântica Referencial e Grupo de Pesquisa Escrita e Leitura na Contemporaneidade) e busca, a partir de atividades teóricas e práticas, articular o ensino, a pesquisa e a extensão.

Objetivos

1) Proporcionar acesso às recentes contribuições teórico-metodológicas dos estudos discursivos, voltadas, sobretudo, à compreensão dos discursos que circulam na web;

2) Contribuir para a formação de graduandos e pós-graduandos de diferentes áreas, proporcionando o acesso, tanto no âmbito acadêmico quanto no social, às novas abordagens a respeito do letramento em geral e dos novos letramentos próprios do Terceiro Milênio;

3) Contribuir para o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa;

4) Contribuir para o diálogo entre diferentes áreas que se interessam, em maior ou menor grau, pela linguagem e pelo discurso digital: linguística, estudos literários, comunicação, educação, ciências sociais, etc.

Metodologia

As aulas serão ministradas pelo/as docentes proponentes da ACIEPE de maneira expositiva e dialogada a partir do dispositivo de metodologia remota Google Meet. Além disso, serão propostas, pelo AVA, leituras e atividades relacionadas ao tema de cada semana.

Cronograma de Realização

Dia 06/05 – 10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Roberto Leiser Baronas e Julia Lourenço Costa

Tema: Apresentação da ACIEPE; A ressignificação em diferentes práticas tecnodiscursivas

Dia 13/05 - 10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Roberto Leiser Baronas e Julia Lourenço Costa

Tema: A argumentação salamândrica no militantismo digital

Dia 20/05 -10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Mariana Luz Pessoa de Barros

Dia 27/05 - 10:00 às 12:00 h

Ministrante: Mariana Luz Pessoa de Barros

Tema: O verbo-visual na web – os memes políticos

Dia 03/06 - 10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Luiz André Neves de Brito

Tema: Cenas da enunciação

Dia 10/06 -10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Luiz André Neves de Brito

Tema: O acontecimento discursivo das hashtags

Dia 17/06 - 10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Cleber Conde

Tema: Léxico 5 - Introdução - Preparação de corpus

Dia 24/06 - 10:00 às 12:00 h

Ministrantes: Cleber Conde

Tema: Léxico 5 - Principais aplicações

Avaliação

Os/as alunos/as em duplas ou em trios serão instados a produzirem um pequeno texto (um resumo expandido) de até três páginas sobre um dos temas abordados no curso. Para a elaboração do resumo além das discussões em sala, os/as alunos/as deverão consultar o site

LEBART, L.; SALEM, A. Statistique textuelle. Paris: Dunod, 1994.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

_______. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2015.

PAVEAU, M-A. Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas. Tradução de Ivone Benedetti. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2015.

______. Féminismes 2.0. Discours numériques de la génération connectée, Argumentation et analyse du discours 18, dossier Nouveaux discours féministes, http://journals.openedition.org/aad/2345, 2017a. Tradução brasileira: Feminismos 2.0. Usos tecnodiscursivos da geração conectada. trad. Julia Lourenço Costa IN: COSTA, J. L.; BARONAS, R. L. Feminismos em convergências: discurso, internet e política. Portugal: Grácio

Editor, 2020.

______. (2017b), L’analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques, Paris, Hermann.

Forma de inscrição se participante externo

Formulário eletrônico: pulse aqui.

Para mais informações, pulse aqui.