ACIEPE Suplementar - Culturas híbridas e literatura digital

Esta ACIEPE relaciona-se com as pesquisas e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo LABEPPE (Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição UFSCar/CEFET-MG) e com o Projeto de Pesquisa (CNPq 405609-2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira” e pretende constituir-se como um espaço de reflexão em torno das questões referentes à emergência de novas práticas culturais decorrentes da hegemonia da técnica digital, materializada em diversas aplicações tecnológicas que impactam a produção, a circulação, o consumo e a legitimação da literatura nesse contexto. As atividades a serem realizadas organizam-se em dois módulos, com quatro temas cada um, e serão ministradas totalmente à distância, a partir da plataforma Google Classroom.

Apresentação e justificativas

A emergência e a popularização da tecnologia digital tem colocado questões tão importantes quanto urgentes para os estudos a respeito da cultura e da literatura. A convivência de paradigmas distintos de cultura – que coloca em xeque metalinguagens e protocolos consolidados, formas de valoração e legitimação, estratégias de memória e arquivo, por exemplo - nos impele a refletir e a atender ao chamado por uma "Cartografia do Presente" (Manovich, 2005), ou seja, desenvolver formas de compreensão das expressões culturais que surgem no momento da convivência, nem sempre amistosa, entre os paradigmas da cultura impressa e da cultura digital. Esta proposta se vincula ao projeto de Pesquisa (CNPq) "Repositório da Literatura Digital Brasileira" e às atividades de ensino, pesquisa e extensão levadas a cabo pelo Laboratório de Escritas Profissionais e Práticas de Edição (LABEPPE/UFSCar/CEFET-MG), vindo a se somar a muitas outras atividades desenvolvidas em parceria pelas docentes responsáveis.

Objetivos

Proporcionar aos participantes um espaço para a leitura e a discussão de uma bibliografia fundamental sobre os conceitos de cultura híbrida e de literatura digital, e para a reflexão sobre como a convivência de paradigmas culturais distintos exige a retomada/reconstrução de terminologias e mecanismos de análise consagrados; Levar os participantes a refletir criticamente a respeito das tecnologias, desfazendo o dualismo tecnologia x cultura e analisando a sua não-neutralidade ideológica; Prover os participantes de instrumental básico de análise para inserir o fenômeno da tecnologia digital em um quadro mais amplo das expressões técnicas, tecnológicas e culturais, no Brasil.

Equipe de trabalho: Luciana Salazar Salgado e Rejane Rocha.

Outras Informações Pertinentes

Ementa e Programa

Esta ACIEPE relaciona-se com as pesquisas e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo LABEPPE (Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição UFSCar/CEFET-MG) e com o Projeto de Pesquisa (CNPq 405609-2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira” e pretende constituir-se como um espaço de reflexão em torno das questões referentes à emergência de novas práticas culturais decorrentes da hegemonia da técnica digital, materializada em diversas aplicações tecnológicas que impactam a produção, a circulação, o consumo e a legitimação da literatura nesse contexto. As atividades a serem realizadas organizam-se em dois módulos, a partir das temáticas abaixo especificadas: i) Cultura híbrida (30 horas): cultura digital e cibercultura materialidades da cultura (formalização material) creative commons e transitividade das autorias subjetividades algorítmicas (wikileaks, witlesblowers, data centers); ii) Literatura Digital (30 horas): literatura digital e literatura no contexto digital obra literária (digital) autoria e originalidade no contexto da estética da reciclagem os leitores em tempos de convergência das mídias.

As atividades serão realizadas em sua totalidade a distância, de acordo com as seguintes estratégias e com a seguinte distribuição de carga horária:

Módulo 1

  • 11 horas dedicadas à leitura dos textos da bibliografia obrigatória
  • 11 horas dedicadas à realização de atividades programadas (postagem de atividades, avaliações, participação em fóruns de discussão)
  • 8 horas dedicadas aos encontros online por meio da plataforma Google Meet.

Módulo 2

  • 11 horas dedicadas à leitura dos textos da bibliografia obrigatória;
  • 11 horas dedicadas à realização de atividades programadas (postagem de atividades, avaliações, participação em fóruns de discussão)
  • 8 horas dedicadas aos encontros online por meio da plataforma Google Meet.
  • 11 horas dedicadas à realização de atividades programadas (postagem de atividades, avaliações, participação em fóruns de discussão)
  • 8 horas dedicadas aos encontros online por meio da plataforma Google Meet

Avaliação

Processual: será feita a partir da leitura e discussão do referencial bibliográfico, participação em fóruns online e demais atividades propostas.

Indicação de materiais fundamentais

Módulo 1

BARBROOK, Richard; CAMERON, Andy. A ideologia californiana. Trad. Marcelo Träsel. União da Vitória, Porto Alegre: Monstro dos Mares; BaixaCultura, 2018. disponível em http://baixacultura.org/loja/a-ideologia-californiana

Complementar:

SALGADO; OLIVA. A produção de uma intimidade ubíqua, esteio da fratura social. In: Discurso y Sociedad, vol. 13(3), 2019, Barcelona, pp. 432 - 448. disponível em http://dissoc.org/ediciones/v13n03/DS13%283%29SalazarSalgado&TadeuOliva.pdf

FLUSSER, Vilém. Artifício, artefato, artimanha. (1985, mimeo) disponível em http://www.arquivovilemflussersp.com.br/vilemflusser/wp-content/uploads/2016/11/flusser-artif%23U00edcioartefato-artimanha_new.pdf

Complementar:

SALGADO; DELEGE. Mundo ético e mídium: uma cenografia paulistana para a ciência brasileira. In: Letras Hoje, v. 53, n. 3, jul.-set. 2018, Porto Alegre, p. 374-385. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/30956

CREATIVE COMMONS. 1º reunião aberta do CC Brasil, Tapera Taperá, São Paulo, abril 2019. Registro textual e vídeo integral: https://br.creativecommons.org/como-foi-a-1o-reuniao-aberta-do-cc-brasil

Complementar:

SALGADO, Luciana Salazar. Autoria: uma gestão de mitologias (mimeo, no prelo). sobre o filme As irmãs Brontë, dir. Sally Wainwright (BBC).

SILVEIRA, Sergio Amadeu. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: Paulus, vol. 3, n. 65, jan/jul 2019, São Paulo, pp. 17-26. disponível em https://fapcom.edu.br/revista-paulus/index.php/revistapaulus/article/view/111/102

Complementar:

PODCAST TECNOPOLÍTICA, entrevista com Rafael Evangelista: "Tecnologias de Vigilância e a Pandemia", 6 de abril de 2020. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ljfJBb0QtL8

Módulo 2

ROCHA, Rejane C. Contribuições para uma reflexão sobre a literatura no contexto digital. Revista da ANPOLL. V. 1, n. 36, 2014. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/680

LADDAGA, Reinaldo. Uma fronteira do texto público: literatura e meios eletrônicos. In: OLINTO, H.

SCHOLLHAMMER, K. E. Literatura e mídia. Rio de Janeiro: Loyola/PUC, 2002.

KLUCINSKAS; MOSER. A estética à prova da reciclagem cultural. Revista Scripta, v. 11, n. 20, 2007. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/14019

https://www.select.art.br/copiar-e-preciso-inventar-nao-e-preciso/

ROCHA, Rejane C. Em que página você lê? Aspectos da leitura na contemporaneidade digital. In: HOSSNE, Andrea S.; NAKAGOME, Patrícia. Leitores e leituras na contemporaneidade. Araraquara: Letraria, 2010. Disponível em: https://www.letraria.net/wp-content/uploads/2019/01/Leitores-e-leituras-na-contemporaneidade-Ebook.pdf

Obras e casos

BIBLIOTECA do Atlas da Literatura Digital Brasileira. Disponível em: www. atlasldigital.ufscar.br

ELO Collection. Disponível em: http://collection.eliterature.org/Apoyo a Pablo Katchadjan: página no Facebook

GACHE, Belén. Radical karaoke. Disponível em: http://belengache.net/rk/

___. Escribe tu propio Quijote. In: ___. Wordtoys. Disponível em: http://www.findelmundo.com.ar/wordtoys/

CUNHA, Helena Parente. As doze cores do vermelho. Disponível em: http://www.patio.com.br/vermelhos/

Forma de inscrição se participante externo

Formulário eletrônico: pulse aqui.
Para mais informações, pulse aqui.