ACIEPE Suplementar - Tópicos em ensino-aprendizagem de língua inglesa

A atividade consistirá na apresentação de 8 sessões digitais, cada uma por um especialista no seu tema (professores doutores) relacionado ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. Cada sessão será ofertada em uma semana diferente e terá 2 horas de duração. Será aberta uma sala de aula no "google classroom"e as sessões serão por meio da ferramenta "google meet", escolhida em razão de sua gratuidade e acesso ao público de forma geral. Os participantes terão acesso, com uma semana de antecedência, a materiais, como vídeos ou textos breves sobre o tema a ser discutido em cada sessão. O objetivo é sensibilizar aprendizes e professores de língua inglesa sobre questões subjacentes ao processo de ensinar e aprender línguas, tais como estratégias de aprendizagem; recursos tecnológicos; autonomia; inteligências múltiplas, cultura; pronúncia e literatura. A proposta se justifica por ser passível de auxiliar um público amplo a compreender melhor estratégias para otimizar o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, alcançando a comunidade nesse tempo de isolamento social.

Apresentação e justificativas

A atividade consistirá na apresentação de 8 sessões digitais, cada uma por um especialista no seu tema (professores doutores) relacionado ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. Cada sessão será ofertada em um encontro semanal, às segundas-feiras das 19:30 às 21:30 diferente e terá 2 horas de duração, os seguintes tópicos serão abordados:

  • O uso tecnologias no ensino-aprendizagem de língua estrangeira - conceito do bom aprendiz
  • Aprendendo a aprender línguas - sensibilização e práticas de autonomia
  • O uso da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino-aprendizagem de língua inglesa
  • Materiais Didáticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa
  • Cultura na interação em língua estrangeira - interculturalidade
  • Língua franca e pronúncia: questões de cultura e inteligibilidade
  • Literatura em língua inglesa: questões sobre cultura no ensino e aprendizagem de línguas.
  • Último encontro síncrono com todos os professores especialistas

A proposta se justifica por ser passível de auxiliar um público amplo a compreender melhor estratégias para otimizar o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, reconhecidamente importante em diferentes áreas e seguimentos. Nessa época de isolamento social em razão da pandemia de covid-19, considera-se que esse tipo de proposta leve uma oportunidade de enriquecimento de conhecimento à comunidade, além de servir, também, como oportunidades de interação e diálogos sobre temas importantes abordados de forma mais reflexiva e solidária.

Objetivos

O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa mais eficiente, ao sensibilizar aprendizes e professores de língua inglesa sobre questões subjacentes à multidimensionalidade do ensinar e do aprender línguas, tais como estratégias de aprendizagem; recursos tecnológicos; autonomia; inteligências múltiplas, cultura; pronúncia e literatura. Objetiva-se, também, atender a um público diverso, uma vez que os temas abordados vão ao encontro de necessidades tanto de aprendizes, como de professores de língua inglesa (formados ou em formação), de forma descontraída.

Outras Informações Pertinentes

Será aberta uma sala de aula no "google classroom"e as sessões serão por meio da ferramenta "google meet", escolhida em razão de sua gratuidade e acesso ao público de forma geral. Os participantes terão acesso, com uma semana de antecedência, a materiais, tais como breves textos escritos e/ou vídeos sobre o tema a ser discutido em cada sessão. Os participantes terão 16 horas de aula virtual, mais 16 horas para um diálogo e interação na forma de plantão, agendado com os participantes durante a aula virtual e/ou na forma de fóruns, acrescidas de 28 horas de estudo dirigido, a partir da disponibilização ou indicação de vídeos ou textos breves, totalizando 60 horas de atividades na Aciepe.

Cronograma de trabalho - aulas virtuais às segundas-feiras, das 19h30m às 21h30m:

04/05 - Abertura do ambiente virtual da ACIEPE - Google Classroom;

11/05 - Módulo 1 - O uso tecnologias no ensino-aprendizagem de língua estrangeira - conceito do bom aprendiz. Docente responsável: Rita de Cássia Barbirato Thomaz (UFSCar).

18/05 - Módulo 2 - Aprendendo a aprender línguas - sensibilização e práticas de autonomia. Docente responsável: Eliane H. Augusto-Navarro (UFSCar).

25/05 - Módulo 3 - O uso da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Docente responsável: Camila Höfling (UFSCar).

01/06 - Módulo 4 - Materiais Didáticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Docentes responsáveis: Cláudia Kawachi-Furlan (UFES) e Patrícia de Oliveira Lucas (UFPI).

08/06 - Módulo 5 - Cultura na interação em língua estrangeira – interculturalidade. Docente responsável: Nelson Viana (UFSCar).

15/06 - Módulo 6 - Língua franca e pronúncia: questões de cultura e inteligibilidade. Docentes responsáveis: Sandra Regina Bruttos Gattolin (UFSCar) e Amanda Post da Silveira -(Professora Visitante/IL/UFSCar).

22/06 - Módulo 7 - Literatura em língua inglesa: questões sobre cultura no ensino e aprendizagem de línguas. Docente responsável: Carla Alexandra Ferreira (UFSCar).

29/06 - Sessão síncrona de encerramento e discussão geral com a participação de todos os professores especialistas e alunos participantes: um balanço sobre a Aciepe "Tópicos em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa": comentários, dúvidas, sugestões e encaminhamentos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma processual, a partir da participação do aluno tanto nos encontros síncronos quanto nas atividades assíncronas realizadas na plataforma Google Classroom, e de uma breve reflexão do candidato em forma de áudio, vídeo ou breve texto escrito à escolha do aluno.

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas por e-mail a ser criado para esta atividade, por meio do preenchimento de um documento "google form" e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos e-mails de inscrição.

BIBLIOGRAFIA

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Forma de inscrição se participante externo

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